segunda-feira, 21 de março de 2011

Ninguém dá o que não tem

O Dr. Antonio, gastro do S.Luiz do Itaim que me atendeu durante a minha internação falava pouco, muito pouco pro meu gosto. Não sorria, não me olhava nos olhos, cada vez que ele e o Dr. Francisco apareciam era pra dar uma notícia pior que a outra. Coitado....profissãozinha triste essa que ele escolheu!
Na noite em que fiz os 4 exames (colonoscopia, endoscopia, tomo do tórax e raio-x da mama) era 25 de janeiro, feriado. A enfermeira disse que ele passaria mais tarde por volta das 23hs. Eu duvidei, ainda falei pra Regina : "Pode dormir, vc acha que o cara vai passar às 23hs em pleno feriado?" Pois o cara passou. A gente dormindo na maior cara de pau, quando eis que bem sem graça,o Dr.Antonio acende a luz. Pedi a ele que sentasse ao meu lado apesar do travesseiro na cadeira que ele colocou no colo conforme minha recomendação. Perguntei do resultado dos exames:
O do intestino (desculpa, mas eu ia ter um treco se tivesse câncer no intestino, aquela coisa enrolada, cheia de shit, no way!!).... tudo bem, disse ele.

O da mama? Desculpa de novo mas eu ia odiar ter câncer na mama, a mulher já sofre que é o cão, menstruação, depilação, tingir cabelo,usar brinco, salto alto,fazer as unhas,e ainda isso?? Mexer com o meu feminino é complicado, confesso....tudo bem tb, disse ele.

O do estômago? Uma vez fui fazer um exame de resistência física pra ver em quantos batimentos meu coração tinha que estar pra que eu queimasse calorias, fiz de manhã sem tomar café. Fui reprovada!!!!!! Sério !! É que nem ser reprovada em exame de fezes !! Ficar sem café é a morte em vida, eu não funciono!! Assim simples!! Mas, de novo o Dr. Antonio e seu Tudo bem, me animaram!!

E o pulmão?? Ah, o pulmão tem 2, qualquer coisa tira um!! É, lá a gente encontrou uma bolinha, ele respondeu com uma ponta de tristeza nos olhos.

Parei, olhei pro teto e não me pergunte de onde veio, mas eu respondi:"Então vai levar mais tempo pra curar?!"
O Dr. Antonio, sério e calado até essa noite, abriu um sorriso simpático, me olhou nos olhos e disse:"Você não sabe como a construção dessa sua frase, me deixou feliz. Saiba que todas as vezes em que eu vim aqui pra te dar uma notícia, eu tomei uma porrada junto com você. Saber que você quer se curar, é mais do que meio caminho andando pra cura!!" Por isso ele não me olhava, por isso o Dr. Francisco dava as notícias...doía pra ele como doia pra mim!
Já que meu médico e amigo tinha voltado de Marrocos, acabei cancelando a consulta que teria com Dr. Antonio.Liguei pra secretária e agradeci por tudo, pelo carinho principalmente. Duas semanas depois, ele ligou em casa pra saber como eu estava!

Tenho ouvido e lido muita gente dizendo que eu sou corajosa. O próprio Ricky quando eu fui em seu consultório, me olhou nos olhos e disse: "MV, vc é valente". Hoje quando me lembro peço a Deus que ele tenha me dito isso como amigo, porque se foi como médico, eu tô mais ferrada do que imagino!!

Eu não sou valente, corajosa, forte. Não sou, mesmo!!

Ser forte não é uma característica permanente, é uma condição determinada por uma situação. Só isso.O fato de eu encarar um câncer brincando, tirando sarro, e me divertindo da minha cara na medida do possível, não faz com que eu não tenha medo, receio, insegurança. Muda o meu jeito de lidar com isso. Simple as that.

Às vezes, a gente fica anos tentando fazer com que uma pessoa acorde pra uma situação, mude de atitude, ou dê a volta por cima.
Esquece, cada cabeça um mestre! No fundo, depois dos 18 você só faz e pensa o que quer. Não adianta esperar sair leite de pedra que não sai. Ninguém dá o que não tem.

O que é mais fácil, entender a limitação do outro e tentar dentro do que você consegue, lidar com ele como ele é, ou ir viver a sua vida sabendo que fez tudo o que podia dentro daquela situação??

Imagina só se eu fosse ficar me afundando e piorando o que já é uma @#$%?!
Quer ver?

Há uma semana cheguei no escritório, e a Paula (que ia comigo pra NY), olhou pra mim e disse: - O que vc tá fazendo aqui?
E eu, que já imaginava o que vinha disse na maior tranquilidade:"Vim trabalhar".
Mas já não tínhamos combinado que vc ia trabalhar de casa??- disse ela.

Helloooou, e eu lá quero guardar essa informação no meu HD?? Ficar em casa?? Eu amo a minha casa, mas daí a passar o dia todo, todo dia lá, é outra coisa...
Foi o dia mais triste desde 21/01. O mais triste. Não ver meus amigos, não rir, bater papo, estar com as pessoas que eu amo, caramba!!
O pior é que ela tá certa,minha imunidade caiu (os exames de sangue mostraram isso), no outono todo mundo resolve ficar com vírus e gripado, não posso dar mole....tô passando tão bem até agora, sem vômito, náusea, só um pouco e de vez em quando...vou bobear justo agora?? Não tenho o direito de ser tão teimosa.

Se eu queria minha vida de volta?
O trânsito insuportável, o tempo curto, o telefone que não pára, o sono que não vai embora quando o dia vem, o barulho das pessoas do escritório conversando....era tudo o que eu mais queria hoje. Mas, não dá... tive que fazer da minha sala de jantar um mini escritório.

Eu sei que quando transformar tudo isso em rotina vai dar certo e vai doer menos. Mas é f#@%!! Meninas, me desculpem, mas um palavrãozinho bem colocado não mata ninguém, né??


Eu não sou mais forte nem mais fraca, nem melhor nem pior que ninguém, eu só me recuso a sofrer quando posso optar por sorrir, por brincar, por fazer o que é pesado mais leve.
É o que hoje eu tenho pra dar, pra mim, pras minhas filhas, pra minha Mãe, pra minha família, pros meus amigos que me amam e que cuidam com tanto carinho de mim, com pequenos gestos, como um e-mail, um telefonema, um post no facebook, lendo meu blog, um chocolate na portaria, uma msg no celular, um lanchinho na quimio...

Cada um dá o que tem, e com um pouquinho disso tudo, meu mundo fica melhor, mais forte e cheio de amor!

6 comentários:

  1. e é desse seu jeito despachado e irônico que vc vai se curar! Não, vc não é uma super mulher! Eu detesto qdo me falam isso! Vc é uma mulher normal passando por uma situação difícil e que está passando por ela da melhor forma que vc pode! Minha querida, td que eu mais quero é minha rotina de volta ( trânsito, trabalho, almoço com amigos) pq aí a gente percebe que tudo voltou ao normal.....beijos e ....estou aqui tá?

    ResponderExcluir
  2. Vc é demais Bridge ! sou sua fã ha muito tempo , mas vc anda se superando ! bjs

    ResponderExcluir
  3. BOOOOOAAAAA MÃE! É ISSO AI! O título foi em minha homenagem né??? eu amo LER (óóóóó) seu blog, não deixa seus fãs esperando tanto pro próximo post!
    te amo
    parabéns pelo blog
    bjs
    Stéphie

    ResponderExcluir
  4. Quindi, sabato ti prendo alle 11 e andare insieme a casa di Cesana! Ti faccio uno squillo e scendi, baci e ci kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Lela,
    Estou amando seu blog e fico muito feliz por você estar lidando com tudo isso da melhor forma possível!
    No que precisar, estamos aqui!
    bjs,
    Mel

    ResponderExcluir
  6. Lindo, é na sua fragilidade que você acha sua força. Quanto a rotina sempre dá pra simular, vou gravar uns ruidos de congestionamento, um monte de barulhos de telefones. e mando pra você todo dia de manhã você põe. rsrsrs. bjs.
    Marta

    ResponderExcluir