quarta-feira, 2 de março de 2011

No limbo

Eu sempre falei pras meninas que shit happens. Tenho um ímã no meu freezer que está escrito: SHIT HAPPENS. Porque querendo ou não, a vida é bela, mas uma hora ou outra o carro quebra, o ônibus não chega, vc esquece a carteira em casa,termina o namoro que parecia que ia dar em casamento, vc perde o emprego e vai vivendo. Única e exclusivamente porque....it happens!

O que eu acho que não pode se perder dentro do processo é a nossa fé. Fico revoltada quando ouço alguém se queixar de Deus pq uma besteira na sua vida não saiu conforme o previsto. Aí ele não existe, não gosta de mim,e de que adianta acreditar nele se minha vida não tá como eu planejei?!Hellooou...a gente faz um plano pra nossa vida, Deus faz outro! E adivinha o de quem prevalece?

Seria um pouco mais fácil se as pessoas entendessem que tudo na nossa vida serve pro nosso aprendizado, pra deixar a gente mais forte, mais confiante, maior que a gente mesmo.
Digo pra elas: "O que não mata, engrossa o casco". Elas ficam esperando colinho de mamãe e lá vou eu com uma das minhas porradas clássicas. Tá, tô exagerando, mas quando vc tem uma filha canceriana, que acordava no meio da noite pra te amar quando pequena (já levei cada susto com ela no meio da noite, que se não morri do coração desse câncer é que não vou morrer), fica difícil não dar uma cortadinha, sabe esse povo canceriano é meio carente por natureza!!

Quando soube do câncer, rezei e disse à Deus: "O Senhor sempre segurou na minha mão pra que eu não caísse, agora preciso de mais, preciso que me tire do chão e me coloque no seu colo, senão não vou dar conta". E foi o que Ele fez até agora, me colocou tanto amor ao meu redor, através do carinho que eu tenho recebido de gente que nem direito conheço, que me conhece do avesso, que me foi apresentada agora, que fez parte da minha vida, que voltou, que nunca partiu e que veio só pra me dar a mão. E todas essas mãos juntas, com uma força incrível, me puseram no colo e fizeram da minha fé, uma montanha rochosa!

Logo depois que saí do hospital, fui até minha gineco levar meu exame do útero que tinha ficado pronto. Detalhe: em agosto ela me deu uma batelada de exames, um check up completo e sabe o que deu? Nada.

Pausa pra vc ler de novo.1-2-3-4-5-6-7-8-9...10! Posso voltar?

Pois é, ainda fui com a Stéphanie dirigindo, e que acabou de pegar a carta de motorista, ela foi xingando tudo que se mexia da minha casa até o consultório!! O carro atrás que ficava colado, a mulher que queria atravessar, o farol que fechou, o carro que morreu, e eu toda costurada com meu Ligue Pontos abdominal tentando manter a calma!! A médica me disse que minha menopausa vai chegar antes dos 2 anos que ela havia previsto anteriormente por causa do câncer, e que não ia poder fazer reposição hormonal, íamos contornar a situação.
Pronto, me imaginei careca, derretendo com o leque da vovó Maria na mão, e pra piorar engordando feito uma porca!!

A tarde tive que passar no consultório do Ricky,ele ia me dar uma guia pra fazer exame (don't ask!). Ele é gastro e é um dos maiores cirurgiões em redução de estômago, é meio arriscado ficar na recepção, os gordos acham que a gente é ex-gorda e ficam querendo confraternizar com a nossa gordura!! Mas tudo bem, o que não se faz por uma amigo que vale ouro??

Quando entrei, ele me perguntou como eu estava e respondi: Eu tô brava, muito brava!!! E ele na sua calma capricorniana: Mas o que foi MV? (ele me chama de MV = Maria Valéria, só pq ele se chama Ricardo Vitor, e claro... eu tirava sarro, que culpa tenho que a mãe dele via novela mexicana?!). Ele me acalmou, como tem feito desde o começo comigo, e me mandou pra um amigo oncologista, o dr. Jorge Sabbaga(nunca imaginei que marcaria consulta pra mim num médico com essa especialização...como a vida dá volta!). Fui com a minha mãe, que saiu toda animadinha da consulta.
Também, o cara é um fooooofo( mas infelizmente um fofo que não atende meu fucking plano de saúde),me tratou com um carinho enorme, um respeito gigantesco, entrou no site da Unimed comigo pra ver que médico ele conhecia pra me atender, e me disse no final: "Valéria, vc já está curada, eu só preciso te tratar". Só não beijei o homem na boca por que mamãe estava junto e essa não foi a educação que ela me deu! Anyway, ele entendeu a minha vibe!

Mas até ir à médica e começar o tratamento, fiquei no limbo, porque ...bottom line...eu não sabia se ia ter reação, se ia enjoar, vomitar, cair cabelo, ficar mole, o que ia mesmo me acontecer. Eu ouvi todo o tipo de história de todo mundo que conhece alguém que teve câncer, mas como seria a minha história? Ela ainda não tinha acontecido e a angústia que isso me dava era avassaladora! Me consumia por dentro.

Aí fui com minha mãe e a Sofia na médica escolhida pelo Dr. Sabbaga (a mesma que no hospital ficou pra dormir de vestido e deixou o marido ir embora sem ela,e que fez questão de estar junto comigo nesse dia pra entender o que estava acontecendo e me ajudar no que fosse preciso). Digamos assim que essa médica não é um supra sumo de delicadeza, acredito inclusive que seja agente funerária e nas horas vagas oncologista.
Sorry, não ia deixar passar, mas eu fui logo falando que podia me contar tudo, que o dr. Sabbaga tinha me recomendado a ela (antes de qualquer coisa entreguei a carta que ele fez pra ela), e que sim, ele falou por alto do câncer.

Ela foi clara,rápida e seca: "O câncer está no estágio 4 (só tem 4!), a doença vai ser pro resto da vida já que não tem cura,o tratamento é por tempo indeterminado, não vai cair cabelo vai rarear(no idea what this is), va iter um pouco de náusea, mas vai tomar remédio, e claro que isso no seu pulmão é metátase!"

Como te soa o limbo agora??? Great hum?!

A Sofia disse que ela me falou o que eu pedi, a verdade, que quem me olha acha que com a capa de força que eu uso pode ir me falando qualquer coisa! É vero. Eu não esperava essa porrada seca e sem esperança alguma.
Minha mãe estava comigo, como vc dorme em paz depois de ter falado pra uma mãe que a filha dela tá ferrada nesse grau?? Eu me preocupei muito com ela.

Saímos de lá e fui pra maternidade ver a Baby Bia, que tinha nascido há uns dias; queria ver vida nova, esperança em forma de gente!

Liguei depois pro Ricky, ele surtou! Ficou bravo e me mandou ligar pro Sabbaga. Nos falamos no dia seguinte, ele me reafirmou que sim, o caso é grave, mas não é impossível, afinal o impossível só depende da minha determinação, como diz uma irmã amiga!
Que bom que ele pensa assim, porque eu tb penso, e de novo... nossa vibe é a mesma!

Pelo menos agora eu já fiz a 1a. aplicação.
Agora sei que meu estômago vai reclamar porque estou tomando um monte de remédio pra não ter vômito, náusea, enjôo,sei que os remédios são gelados e levam quase 2 hs pra entrar no meu corpo, sei que no 3o. dia posso ficar mole, e pode baixar minha pressão, não sei direito a história do cabelo (mas é claro que vou fazer a unha, purple is not my color it's red!!).....anyway, já é melhor do que o limbo,não é?!

3 comentários:

  1. Lela, adorei o conceito do blog...vou acompanharrrrr Paula o.

    ResponderExcluir
  2. Lela, vc não me conhece....sou amiga da Patrícia Sbroio e foi por ela que cheguei ao seu Blog....Li seus textos e sei exatamente o que vc está vivendo. Em janeiro de 2010 minha filha (com 2 anos e meio na época)foi diagnosticada de câncer no cérebro. Um tumos do tamanho de uma laranja no meio de um cérebro de um bebê! Ela tinha 20% de chance de sobreviver! Hoje, passado 1 ano, após 3 cirurgias , 10 sessões de químio ( de seis dias cada sessão) e 35 sessões de radioterapia, ela está sem a doença e só fazendo exames para controle. O que quero te dizer é que câncer hj em dia não é sentença de morte e sentença de VIDA! Depois que td isso passar, vc vai VIVER! Como vc nunca viveu antes! Não vou dizer que é fácil, não é! É muito difícil, mas é só para os fortes! E pelo que vejo vc é forte!
    Encare sua doença, não questione, ela é sua e vc tem que passar por ela. Porém há duas formas de passar por isso: com fé em Deus e em Seu Filho Jesus Cristo ou sem Eles. E eu posso te garantir, com Eles é muito mais fácil! Não sou crente e nem tenho religião nenhuma, mas aprendi que Jesus Cristo morreu para que não sofrêssemos, e se confiarmos em Seu amor, vamos resolver todos os problemas!
    Tb tenho um blog para contar a luta da minha filhinha. Se quiser olhar....nossalutacontraocancer.blogspot.com.
    Estaja com Deus e acredite, vc será curada! Nunca duvide disso! Abraços, e descupe a intromissão....abraços!

    ResponderExcluir
  3. Lela, tudo bom? A Silvia Miranda me passou seu blog para eu dar uma olhada! Confesso que gostei como tem escrito sobre o seu câncer!

    Eu tive um linfoma em 2009, no auge dos meu incríveis 20 anos! Passei por 6 quimios e 20 radios! Odeio agulha (como comentei em um outro post seu), mas acho que valeu a pena superar tudo isso! Hoje vejo a vida com um olhar diferente!

    Eu fiquei carequinha e escrevi (e escrevo até hoje) o Diário de um Carequinha (http://www.diariodeumcarequinha.com.br/)! Lembro muito bem quando o meu oncologista entrou no meu quarto (fiquei 13 dias internado fazendo exames e bla bla bla hahaha) e falou: "Guilherme, você tem direito a uma psicóloga para fazer o acompanhamento (...)" e na hora falei: "Manda o psico para a minha mãe (que estava no sofá) e manda um palhaço de circo para mim"... falando nisso, ele me deve um palhaço até hoje!

    Eu adorava reclamar... mas juro que passou rapidinho! Meu tratamento acabou faz 1 ano e meio e estou perfeitamente bem!!!

    Precisando de alguma coisa, pode me procurar =)
    abraços!

    ResponderExcluir