terça-feira, 15 de março de 2011

A neura do cabelo

Quando falo que estou com câncer, que imagem te vem à cabeça?

Meu cabelo não é nenhuma obra de arte,não sou nenhuma Farrah Fawcett(quem não lembra daquela cabeleira??) mas ele é parte fundamental da minha aparência, como pra toda mulher.
Cuido dele com carinho, tinjo a cada 3 semanas já que com 47, os brancos insistem em aparecer, uso 3 shampoos sem sal com os respectivos condicionadores pra variar, e eu mesma o hidrato uma vez por semana!

Assim que voltei do hospital (da minha internação forçada, né Dr. Alexandre??),olhei pra minha prateleira do box do banheiro,e constatei que precisava comprar shampoo.

É....comprar ou não comprar eis a questão?

Porque vamos combinar, se eu vou ficar careca a última coisa no planeta da qual eu vou precisar é de shampoo. Sou armênia, vamos ser racionais e economizar!!!

O que ouvi no hospital é que quando é câncer de fígado, não cai cabelo.Mas enquanto estava no limbo sem saber "ao certo" o que ia rolar, e ficava achando (sou muito boa em achar quando não sei, aaaacho que é uma beleza!!)ouvi que "claro que cai, já na 1a aplicação".
Eu faço que nem Papai ensinou e me preparo sempre pro pior,mas resolvi comprar o shampoo e curtir o resto de dias com cabelo, depois passava pras meninas já que mulher é o que menos falta nessa casa!

A Dra F. me disse que não ia cair tudo, mas vai "rarear"(esse fucking rarear ainda não sei do que se trata, mas cansei, nem quero mais saber!), o Dr. Sabbaga pôs a mão na minha cabeça e jurou que não ia cair nem um fio, no retorno disse a mesma coisa ainda com aquela cara de "Mas minha filha, eu já não te falei que não cai??". O enfermeiro da sala de aplicação mandou eu me preparar pra queda.Fora outros amiguinhos de lá que tb disseram o mesmo.

O que vc faria no meu lugar? Acredita em quem? No que é melhor ou no que é pior??

Toda santa vez que eu lavo o cabelo,é a mesma novela: antes limpo bem o chão dos cabelos anteriores, depois, olho pra todos os 4 cantos do meu banheiro e como o chão é claro e meu cabelo (graças ao efeito ma-ra-vi-lho-so da Majirel) continua escuro, a contagem da perda é rápida. Um, três,dez....igual a sempre....vamos ver depois de secar!!

Ah...agora cai!! Nope, nem depois de secar!
Não caiu mesmo,é sério e, guess what Dra F? Não rareou!!
Comecei a deixar de ser tão desconfiada e acreditar que minha cabeleira vai continuar por aqui mesmo! Já tinha decidido começar a prender mais meu cabelo, com rabo de cavalo, fivela, qualquer coisa, pra fazer as pessoas desacostumarem da imagem que tem de mim, com ele solto.

Bom, já que é assim, e Deus tá sendo tão bonzinho comigo, será que é pedir muito pra tingir??? É vero, quem mandou dar o dedo, agora quero o braço todo!!
Que vergonha de falar, mas eu vou continuar um ser com cabelo, que mal tem em querer que ele fique bonitinho??

Olha as opções que eu tinha antes de saber se ia cair, e depois quando soube que não vai,e não sabia se ia poder tingir: Ficar careca ou desleixada!

Opção 1: Careca: Já tinha decidido e avisado as meninas, se caísse um tufo da minha cabeça, atravessaria a rua, entraria no salão em frente e diria: Corta tudo com maquininha! Ia nos "brimo da 25",comprava uns brincão doirado, maquiava mais ainda meus olhos amendoados, comprava uns lenço da Jade já que O Clone tá na moda, e saia na rua vestida de muçulmana!! Quero ver quem ia falar que eu não era??? Tá no sangue!! Quando toca uma música árabe é difícil controlar o quadril e os ombrinhos, eles se mexem naturalmente!!!

Opção 2: Desleixada Ah, que visão mais lindja! Imagina só aqueles 5 cm de cabelo branco no alto da cabeça, ou aqueles brancos na frente que por mais maquiagem que vc faça, te dão uns 15 anos a mais?? Sabe a D. Xepa, a feirante lá da Mooca, é a própria! E me falaram de um lapis que vc pode passar nos brancos, só tem que tomar cuidado com chuva porque senão escorre.
WHAT??????????
Só pode ter sido obra de homem, eles inventam silenciador pra matar alguém e não inventam esse lapinhos a prova de água?? Mas que burro!!!

Ontem de manhã o Ricky me ligou pra saber como eu estava. Aproveitei o ensejo pra perguntar, e ele disse que sim, já que as fórmulas não contém mais iodo. Achei que ele estava sendo legal comigo,afinal é meu amigo do peito, irmão camarada resolvi ligar escondido pro Sabbaga e pedir pra perguntar (fiquei com vergonha de falar com ele, imagina, já tenho que me dar por feliz de continuar com cabelo, ainda tenho a cara de pau de perguntar uma coisa tão bossal dessas!). A secretária me ligou hoje de manhã, quando estava no supermercado. Pode sim! Quase chorei de alegria.

Por mais bossal que seja, é difícil deixar de ser vc mesma, nem que seja pra cuidar da saúde (aquela da qual eu nunca descuidei).
Por que eu digo isso?
Uma das maiores dificuldades que tive no começo foi lidar com a fragilidade das pessoas diante da notícia. Passei boa parte do tempo, consolando os outros, dizendo que estava tudo bem, que eu ia me tratar, e que ia dar tudo certo.

Ficar careca é materializar a doença embaixo dos seus olhos. Isso apavora muita gente. De muitos eu ouvi: é muito difícil pra mim, sou meio covarde, é muito pesado, não quero nem falar esse nome....

Ei!! Sou eu, eu não mudei!!
Desculpe se a minha condição faz com que vc tenha que dar de cara com seus maiores medos e tenha que se posicionar, assumindo-os de frente ou dando as costas a eles mais uma vez.

Nessas horas, eu penso em todas as pessoas que não tem a mesma sorte que eu, e que são muito sutilmente deletadas pelos que a cercam. O HIV positivo, o deficiente, o que tem Down, o que tem um problema aparente e que faz vc por 1 velado segundo que seja, se sentir superior e ter dó ou repulsa.

Ninguém é melhor que ninguém, com ou sem cabelo! Doente ou são.

6 comentários:

  1. Isso aí, Lelinha! Adoro sua juba e ela irá permanecer no tom cigano que a farmácia te deu!rs

    O meu maior objetivo, desde que eu soube da sua doença, é olhar para ti da mesma forma, ser a mesma Renata com Lela, falar de assuntos superficiais e mandar msg avisando que vai atrasar. Do seu estado de saúde eu fico sabendo pelos outros, já que vivemos na DM e as notícias correm rápido.Torço e peço pela sua recuperação, mas isso fica entre eu e o meu bom mentor.

    Com você, tenho feito questão de ser como sempre, já que é isso que meu coração diz...será como sempre!

    Um beijo,

    ResponderExcluir
  2. Lela!!! Muito bacana sua postura frente a uma cabeleira que poderia mudar repentinamente. Quem dera meus pacientes que se encontram em situações semelhantes tivessem a mesma postura e cuidado. É certo que, de uma maneira ou de outra, todos se arranjam e resolvem seus problemas, mas nem sempre de uma forma tão clara e firme. Fiquei careca um dia, mas sou homem... é bem diferente!!!
    Um beijo no coração!
    Douglas Carignani

    ResponderExcluir
  3. Que bom que sua cabeleira não vai cair!!!!!! Fico feliz em saber disso!!!! Mas ó.... careca ou não, você continuaria linda pq além de Deus ter colaborado bastante nesse sentido, o brilho nos olhos e no sorriso são méritos seus! E duvido que esse tal de sr. "câncer" consiga tirar isso de você!!!!!
    beijão nocê =)
    Téia

    ResponderExcluir
  4. Lela, o cabelo da Mari caiu todinho, e é o que vc escreveu, a materialização da doença....mas como ela é criança não fez diferença....mas tenho uma amiga muito querida que está tratando um CA de mama e o cabelo dela tb caiu, mas ela nem viu, qdo começou a cair, foi numa loja de peruca de cabelo de verdade, escolheu uma do cabelo que ela sempre quis na vida ( já que pode, vamos escolher o que sempre sonhamos né?), virou de costas para o espelho, pediu pro cabeleireiro raspar e já colou a peruca! Ficou linda! E eu costumo dizer, as mulheres qdo passam da fase da químio, ficam lindas, os olhos brilham, a pela tem um viço diferente....minha amiga ainda está de peruca e está mais linda que nunca! Pra td tem jeito nessa vida e cabelo, cabelo não é nada diante da vida.....não vai cair! Mas se cair, vc vai continuar sendo vc, só que mais forte, mais corajosa, mais mulher do que nunca! beijos

    ResponderExcluir
  5. Lela obrigada por estar compartilhando essa experiência com todos nós. Que exemplo de coragem, determinação e otimismo. Continue assim, vc vai vencer. Um beijo Fabiana

    ResponderExcluir