terça-feira, 8 de março de 2011

De quem é a vez?

Uma pergunta que tenho feito a mim mesma com uma certa frequência é: "De que adianta se cuidar, não fumar,não beber em excesso, fazer atividade física, não usar drogas e ser certinho, se de uma hora pra outra você pode se descobrir com uma doença como o câncer?".

Cadê a lógica??
Não tem.

Eu sou aquela amiga chata que quando vamos almoçar no quilo, fico falando pras minhas amigas colocarem cor nos pratos, com brócolis, cenoura, beterraba.
Eu sou aquela que no happy hour conta quantos chopp tomou, pra não extrapolar e voltar pra casa sem risco de ser pega numa blitz da lei seca.
Eu sou aquela que come doces, frituras e junkie food com muita moderação, de preferência só aos domingos (= day off).
Eu sou aquela que toma 2 litros de água por dia, não toma refrigerante, prefere a fruta natural ao suco e adora tomar iogurte.
Eu sou aquela que não come carne vermelha, só branca, a não ser que o organismo "peça", aí eu finjo que não sei de onde veio aquilo, e como.
Pois é, eu sou aquela que faz isso tudo e tá com câncer .

Cadê a lógica??
Não tem.

Ah! É genético, até aí tudo bem dá pra encarar, afinal eu sou a 4a.pessoa na minha família paterna que tem essa doença. A vovó Elizabeth teve quando era novidade, há uns 35 anos atrás, a gente não podia falar alto o nome da doença dela. Era na medula, os médicos tinham dado 6 meses de vida, ela durou 15 anos (imagina que alguém ia falar pra vovó quanto tempo ela ia durar!!). O tio Paulo teve leucemia,era irmão do meu Pai. Não teve a mesma sorte da vovó, não havia ninguém 100% compatível pra fazer doação da medula, ele faleceu. Era um doce de tio. E a tia Sonia,irmã do meu Pai, outro doce de tia, que teve o linfoma do Leandro(ou Leonardo, não sei até hoje quem é qual, qual é quem),e com sua fé inabalável, ela está curada e zerada!

Ah, mas meu fígado é de 5a! Sim, tive hepatite A quando tinha menos de 10 anos, era um inferno de doença porque eu não podia me mexer, tinha que ficar na cama deitadinha o dia todo, quieta, e me entupindo de doce (acho que não curto muito doce por causa disso), tudo era separado de talher a quarto, minha Mãe adquiriu uma imunidade absurda, porque eu tive depois do meu Pai e antes do meu irmão, foram uns 6 meses de hepatite em casa. Minha irmã não teve, mas não podia entrar nos quartos. Teve uma época quando eu era casada que plantei boldo na varanda e tomava chá sempre que meu fígado apitava, o que não era raro. Então vai ver que veio daí.

Ah! Mas vc escolheu passar por isso.
WHAT??????
Vamos recapitular, sou espiritualista, nasci armênia ortodoxa ( acreditamos em Jesus e reencarnação, mas não seguimos o mesmo Papa, e esse tanto de informação é tudo que eu sei), mas fiz 1a. comunhão, e quando maior adotei o espiritismo como religião, foi a educação religiosa que dei pras meninas (apesar delas acharem um saco fazer o Evangelho toda semana por 15 minutos) e segui até encontrar a Fraternidade Branca. Pelo espiritismo, temos feito a escolha disso ou daquilo, dependendo do que precisamos limpar.
Eu devia estar completamente lesada, depois de um happy hour celestial pra pedir o câncer. Eu não sou Jesus, e diga-se de passagem, ele mesmo pediu ajuda ao Pai porque o sofrimento era muito grande.
Numa conversa com a Martha (taróloga), ela me disse que pra Fraternidade não interessa o porquê de eu ter ficado com isso, mas o que eu vou fazer com ela, e como vou lidar com a doença. Taí, nisso eu acredito. Senão, como vc explica a bebezinha de 2 anos que teve (http://nossalutacontraocancer.blogspot.com), veio aqui só pra isso?? E que o garoto de 20 anos escolheu ter a doença no auge da juventude?? (http://www.diariodeumcarequinha.com.br).

Aparece.... do nada. Assim sem mais nem menos.
É como cupim, quando vc vai ver eles já comeram seu armário todo, e vc viu sem querer o pozinho no chão.
Não tem idade também, vc pode ter aos 2, aos 20 ou aos 70 anos.

De novo, cadê a lógica?

Se eu fiz os exames de check up em agosto, e não tinha nada de errado em lugar nenhum, como em janeiro eu estou com câncer num estado avançado? O Ricky me disse que o ultrassom feito na minha barriga em agosto não é o melhor exame pra se detectar esse tipo de problema, "isso já devia estar aí há um tempo", ele disse. Whatever....então pra que ele serve?? E se as bolinhas não pressionassem meu estômago e eu não corresse pro hospital, isso ia crescer de uma tal forma, que quando eu fosse descobrir, só dava tempo de jogar o armário fora porque ele já estaria todo tomado??
Yeap! That's it!

De novo, cadê a lógica??

Entenda, eu não quero fazer a apologia do vamos fazer o que der na telha, sem se importar com as consequências, mas eu não consigo entender de que maneira a gente pode se prevenir efetivamente.

Mesmo assim, eu prefiro que seja comigo do que com uma das meninas, com a minha mãe ou com alguém que eu ame. Dá licença de eu ser egoísta um pouco??

A gente tem sim que se cuidar, muito. A vida é frágil, delicada, e incerta. Afinal, shit happens!

E dessa vez, a escolhida fui eu.

3 comentários:

  1. isso não é egoísmo, isso é ser mãe! Algumas coisas revoltam né? Hj eu tb tô revoltada! Tô passada! às vezes vida é uma merda mesmo! Mas vai passar.....

    ResponderExcluir
  2. Lela
    Acabei de ler seu blog e claro chorei mto mas tambem fiquei mtooo feliz! Pude ver o quanto vc é forte e o quanto somos abençõados de existirem pessoas como vc. Seja qual for o plano de Deus com certeza vc é uma pessoa que faz diferença e todo plano pode ser mudado dependendo de como encaramos nossos problemas e reagimos a eles.
    Pode ter certeza que apesar de estarmos longe estamos torcendo muito para que furacão passe...
    beijão
    Sheila

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Levanta a cabeça mais um pouquinho....
    Está vendo????
    "O PAI" também está cuidando delas.


    Hora de ser só você. Que você seja o foco.
    A lógica?
    Quando o veu cair você a entenderá.

    Não questione agora.
    SEJA FELIZ!

    Falamos sempre que coisas ruins nos acontecem, eu vejo que são esperiências de que não gostamos, mas que são necessárias ao nosso aprendizado.

    Não se preocupe com as reações físicas.
    SEJA FELIZ!

    Lemra-se da visita que tivemos na última vez em que você esteve na casa?

    Aqui ou lá será sempre a FAMÍLIA.
    SEJA FELIZ!

    ResponderExcluir