terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Quando o inesperado "faz parte"

Sempre fui uma pessoa com horário pra tudo. Pra acordar, correr, ir trabalhar, comer. Isso que a maioria das pessoas abomina e que chamam de rotina sempre me deu segurança, a certeza do que vinha pela frente, do que tinha de fazer e de pra onde devia ir.
Só que as coisas mudaram um pouco. Aliás mudaram muito! Lembro que no começo dessa jornada (vamos chamar de jornada, pra que eu possa manter a minha classe!!) bradei aos quatro ventos que o câncer não ia ser o centro da minha vida.
Lêdo engano....não tem como não ser.
De repente vc é uma cabeça separada do seu próprio corpo, ele adquire vida própria e te diz o que fazer, pra onde ir, mas não o que vem pela frente!

E foi assim que na 5af. da semana retrasada, estava eu na minha vida zen budista, quando comecei a sentir frio. Mãos geladas, pés gelados e corpo quente....lá vem mais uma febre.

Quando eu me "tratava"(ha ha ha)com a Dra F. e tinha essas febres de final de tarde (tipo bebezinho) não podia acioná-la, já que não tinha seu celular ou qualquer outra maneira de falar com ela, aliás quando eu contava que tive febre ela não dava muita bola.
Graças a Deus, tenho o Ricky, que era quem me falava o que tomar e se colocava em alerta caso a coisa piorasse. Ele foi se informar com seus amigos oncologistas e me disse: "MV, essa febre é seu corpo lutando contra a doença!"

Tomava uma novalgina, e como que por encanto a febre ia embora (pro meu Pai tudo se curava com novalgina, de dor de dente à dor de barriga). Só que agora, meu médico não permite que eu não o avise sobre as minhas febrinhas. Já contei que as enfermeiras da clínica quase me bateram a 1a. vez que eu tive febre porque eu não tinha avisado. Agora, toda vez que fico febril, ligo pro telefone de emergência da equipe da qual o Dr. Guilherme faz parte, e o médico de plantão me diz o que fazer.
O dr. Gui diz que o paciente oncológico não pode ter febre, isso pode ser sinal de infecção, ou de algo pior que pode progredir em horas e dependendo do caso (num extremo, tá?)até matar!

Muito a contra gosto tive que me acostumar com essa regra , porque eu odeeeeio ligar pra médico. Faço o que precisar pra evitar isso. Quer dizer....fazia!!

Foi o Dr. Cristiano quem atendeu. Falou pra eu tomar uma novalgina, se a febre não cedesse era pra ligar imediatamente pra ele.
Deu tudo certo....até a tarde da 6af.

Liguei de novo e ele muito calmamente me mandou ir pro HCor : "Quero te ver, vamos descobrir de onde é essa febre, vai precisar de internação!"
Quase respondi: "Mas eu não quero te ver, tá o maior frio, são quase 18hs, quero ver TV, ou seja, não quero ir ao hospital de novo!!!!

Ele percebeu que sua solução não tinha me agradado nem um pouco. Não fui grossa (não deixo o salto de lado!), mas fui tão seca que até eu me assustei.
Na minha 1a. internação, avisei as meninas que isso poderia acontecer mais vezes, que a gente não tem como prever o que vem pela frente, e que acima de tudo tínhamos que entender que se o médico me manda ficar lá, um bom motivo ele tem!" Mas é horrível ficar hospitalizada.

Liguei pro Alex, que logo veio pra me levar. Quando estávamos no P.A. o chefe da equipe,o Dr. Cid e o Dr. Cristiano vieram me ver, meu médico estava viajando a trabalho: "Vamos fazer alguns exames (=internação) pra ver o porquê dessa febre. Paciente oncológico e febre não podem andar juntos!!".
Pronto, meu decreto de prisão estava lançado.

Como não tinha lugar no andar da oncologia, fui para no quarto 911. Sugestivo, né?
Lá vem agulha, soro, antibiótico, exame de urina, tomografia de tórax, tomografia de abdomen e pelve, hemograma e o caramba a quatro.
Dormir? Claro, de 2 em 2hs, não tá bom?!
No dia seguinte fui transferida pro andar do clube de cancerosos!

E adivinha o que encontraram depois de me revirarem do avesso??
Nada!

Em uma das visitas, outro médico da equipe, o Dr. Ariel passou pra me ver. Ele disse que não se sabe porquê, mas pacientes com câncer de fígado costumam apresentar no final da tarde uma febre que do jeito que veio, vai!
No sábado voltei pra casa, eles me deram um antibiótico e disseram que poderia ser uma infecção, mas que o remédio cumpriria sua função.

Não quis avisar todo mundo da internação, acho chato. Isso vai ser a minha vida, e ninguém precisa se despencar até o HCor pra saber de mim!

Eis que minha alegria durou pouco. Na 2af. como de costume, a febre voltou. Só que dessa vez era de 39.4. Sou muito tranquila com essa questão de febre (em mim, porque nas meninas fico tensa) não costumo cair.

Toca ligar pro Alex de novo, e lá vamos nós. Vira daqui, revira de lá, fura o catéter (santo catéter, nessas horas eu o AMO!!)e de novo.....nada!

Todos os exames deram negativo e a única coisa que se viu, foi uma massa de linfonodos sobre o meu fígado que estava toda necrosada, e que poderia ser essa a causa da febre.
Se isso é bom? É ótimo!! Alguma coisa tá acontecendo lá dentro!! Meus soldadinhos estão lutando, olha que máximo!!
Fiquei mais 2 dias. Saí mais gorda (só 5kg!), cansada da rotina do hospital, mas muito feliz por causa da bola necrosada!

O Dr. Guilherme foi quem veio me dar a alta dessa vez. Ele me disse que não faríamos a quimio que estava programada pro dia 03/02. Ele queria comparar os exames que tinha feito no hospital com os que fiz em outubro.

Quanto exame eu tenho!! Eu odeeeeio guardar coisas, acho que o que não se usa tem mais é que cair fora. Sou temida e odiada por isso aqui em casa. Aliás, se alguém ficar sem se mexer muito tempo perto de mim eu jogo fora tb!!

Separei os exames e fui na 2af. de manhã com a Silvia e a Regina pra tal comparação.Não deu pra levar só uma, elas decidem que vão e eu que cale a minha boca!!
Eis que o inesperado dá as caras de novo: " Valéria eu não estou preocupado com seu fígado, mas sim com seu pulmão. Ele apresentou mais linfonodos e os que estavam lá cresceram. Quero que vc faça uma Ressonância Magnética pra que a gente possa ter uma comparação mais precisa. Como houve aumento do tumor, vamos ter que mudar o tratamento. Vamos usar o Xeloda (aquele remédio que a dra F. me deu, que custa R$2.000 e que eu acho foi o que me deu aquelas dores de estômago terríveis que só paravam quando eu vomitava) e o XPTO do caramba a 4(não sei o nome direito), tudo bem?!"

Tudo bem....faz parte, não faz?! Quem mandou ter metástase?! Agora guenta!

Nesse dia, todos os pacientes da sala de espera estavam usando bengala, parecia o dia internacional do Bengaleiro!! Eu decidi não usar mais a minha bengala, é claro que ela me dá mais segurança e mais firmeza pra andar, mas ela tb me dá uma dor no ombro muito chata, já tenho a da perna que diminuiu mas não sumiu. Sem contar com o fato de que me sinto ainda mais doente. Tô tentando, vamos ver se dá certo, senão é claro, eu sucumbo e volto a ser bengaleira!

Liguei pro Cura, laboratório onde faço meus exames de imagem e só tinha horário de madrugada. Fica aberto pra RM 24hs, olha isso!!
Dane-se. temos pressa, estou sem quimio desde o dia 13/01, quero levar esses exames pra ele na 6af. pra ver o que vamos fazer.
Marquei pras 2hs da manhã. Fui com a Stéphie, que quis me matar quando ao chegarmos a atendente avisou que tinha um atraso de 35 min. por causa de uma queda de força que fez com que a máquina tivesse que ser ligada novamente!

"Vc com essa sua mania de pontualidade..." , ouvi da minha filha animadíssima com a programação noturna!
Saímos de lá às 4 da manhã, depois de ficar naquele sarcófago sem ar, ouvindo aqueles BIBIBI ZZZZZZ dentro do meu cérebro,respirando e segurando a respiração por mais de 1min ao comando do moço da cabine,segurar a dor dos braços que devem ficar acima da cabeça e fechar bem as pernas porque a enfermeira teve que introduzir as 5 seringas de gel pro exame pélvico...glamour total!!

Mas tudo bem, tá valendo. Afinal, o limbo esse lugar em que vc fica com a tensão e não com a informação não combina comigo!! Quero esse resultado o quanto antes.
Na 6af. volto no dr. Guilherme com a RM pra saber o que vamos fazer. Quer dizer, ele vai fazer, eu vou passar!!

Cada mergulho é um flash, e o que me interessa é sair viva de cada um deles. Cansa, esgota, desanima, mas tudo isso cabe dentro da minha vida hoje.
Única e exclusivamente, porque o inesperado faz parte....e eu nunca sei como meu dia vai terminar!

Esqueci de falar uma coisa importante. Fiquei anêmica e precisei de transfusão de sangue em uma dessas internações. Foi quase um litro.

Doar sangue leva 15 minutos. Ajuda 4 pessoas, já que seus componentes são separados. No HCor (Rua Eliseu Guilherme, 123)além de receber o lanchinho, tem abono de estacionamento.
São 4 pessoas! Quatro!

Doar órgãos ajuda 10 pessoas se todos os órgãos estiverem em bom estado. Duvido que o doador volte a usar algum deles.
Não custa nada
São 10 pessoas! Dez!

Pense nisso....nunca se sabe se um dia é a gente que vai precisar, né?!

5 comentários:

  1. Força querida, tenho certeza que vc vai vencer mais essa etapa!!!Se precisar de companhia pra fazer exames em plena madrugada, eu sou a própria coruja em pessoa....hahahh...pode me chamar!!!Fica com Deus!!!Milhões de bjos e se cuida!!!

    ResponderExcluir
  2. Lela adorei a história da Bengala, "O dia da Bengala"..Você é uma FIGURAÇA...Por isso que te amo mto mto, Beijos da amiga carioca, que gostaria de esta aí para te ajudar....Muitas muitas saudades,,,,Um Beijo estalado para os Flahes,,,

    ResponderExcluir
  3. Valéria, querida. É muito bom saber que continua lutando e está sempre muito bem acompanhada. Continue assim, sendo uma inspiração e um exemplo de determinação.
    Estou na torcida para que dê tudo certo.
    Um beijo enorme
    Fabi

    ResponderExcluir
  4. Querida Lela....leio seus relatos e não tem como não me remeter ao meu passado (não muito distante)....tudo isso que vc descreve, a Mari passou por mais de dez vezes! Febre, internação, infecção, leucopenia, anemia, transfusões de sangue, plaquetas, hemácias....td! O tratamento dela foi assim! E ela passou por td isso com muita garra e vontade de viver, vc sabe....e hj está aqui ao meu lado, sem doença, linda e cheia de vida....assim como vc estará daqui há alguns meses, com a graça de Jesus....Queira! Lute e vença....to torcendo!bjs

    ResponderExcluir
  5. Valéria é a Vittoria amiga da Jé do Gracinha! Ela me passou seu blog hoje e to aqui lendo alguns posts, estou adorando viu? É maravilhoso enxergar seu humor e força em cada palavra escrita! Parabéns pela filha maravilhosa que você tem, e parabéns pela luta! To torcendo todos os dias! Um beijo!

    ResponderExcluir