domingo, 15 de janeiro de 2012

Surpresaaaa !!

Sempre disse que surpresa é uma faca de 2 legumes: um pepino de um lado e um nabo do outro! É um risco alto demais pra se correr, pode dar extremamente errado. Ou certo....vai saber!!

No começo dessa semana a Sofia ligou me questionando sobre o que eu iria fazer no dia do meu aniversário. Na realidade, nunca fui muito de comemorar, trauma de infância mesmo, afinal quem estaria em SP em pleno janeiro?! Mas ao longo dos anos, por conta das meninas acabei comemorando, meu ex-marido adorava fazer festas em Caraguá (que era onde estávamos nas férias).

Como não sabia o que ia fazer, ela logo se encarregou de dizer: " Ah, vamos comemorar, escolha o lugar e chame quem vc quiser!". Digamos assim que se existe uma pessoa no mundo com quem não é tão fácil discutir, esse alguém é a Sofia, ela ouve, elabora o que vc fala, mas falar não pra ela e pra um assunto leve desses, não valeria a pena!

Topei! Ia chamar minhas filhas, sobrinhos, Mané(namorado da Pamela), Lis (amiga da Sté), a Silvia e a Regina (que tb são amigas dela). Uma pizza, que pra variar é sempre bem vinda e ainda perto de casa. Ela topou na hora e veio com a idéia de me pegar, e antes da pizzaria irmos à casa dela pra que ela a mostrassse pras nossas amigas,já que ela se mudou em dezembro.
O combinado era que estivéssemos na casa dela às 20hs, só que pras crianças tb falei pra estarem na pizzaria às 20hs..tudo meio confuso, mas o máximo que podia acontecer, era eles irem bebendo enquanto não chegássemos! Todos sobreviveriam!!. Achei aquilo meio estranho, fiz as contas, íamos comer a tal da pizza depois das 22hs, e eu sei que a Sofia não é muito notívaga, mas....no final, tudo se ajeita! Não ia esquentar a cabeça com isso!

A Stéphie inventou de pegar a Lis e foi na frente, eu e a Jessie ficamos esperando a Sofia chegar. Ela estava toda arrumada e veio com uma conversa de que teve uma reunião no escritório pra qual ela queria estar bonita, engoli numa boa. Fazia todo sentido!
Quando estávamos entrando na garagem, ela falou que se esqueceu de ligar pro marido que ia viajar, passou a mão no celular e ligou. Atendeu uma mulher, e ela super descolada como sempre disse: " Liguei errado".
Achei estranho, afinal ele deve estar em speed dial, como dá pra se enganar? Mas a Sofia estava manobrando a jamanta dela, segurando o celular e tentando falar, tinha muita coisa acontecendo naquele metro quadrado. Podia acontecer.

E lá foi ela, conversando e se dirigindo ao elevador. O esquema de segurança do prédio é de 1a., e ela me disse enquanto subíamos que tinha esquecido de pegar a chave do apartamento e que precisava passar na portaria pra pegá-la. Quase surtei (em pensamento, claro: "Mas ela é louca, como assim deixar a chave de casa na portaria?! O marido dela é obcecado por segurança!?" Não entendi lhufas, mas é a Sofia....vai falar o que?!).

Ao saírmos do elevador ela foi pro lado direito, e eu sabia que a portaria era pro lado esquerdo, pensei:"Vai ver ela quer mostrar pra Jessie a sala de musculação!", mesmo porque havia todo o tempo do mundo pra isso!!

Ledo engano: ela abriu uma porta, e lá estavam todas as pessoas que fazem parte da minha vida cantando parabéns com as luzes apagadas, e um bolo que estava quase pegando fogo!

Na hora em que ela abriu a porta pensei:
"Meu Deus a gente entrou no lugar errado,fecha essa porta rápido!!".

Não dava pra enxergar muito, até os olhos se acostumarem com a escuridão, levou uns segundinhos. Mas ela estava encostada na porta cantando parabéns!! Só entendi que era uma festa surpresa quando vi meu irmão! Aí comecei a passar os olhos nos integrantes da 1a. fila e vi o pessoal do clube, minhas tias, rostos conhecidos e queridos!!
Fui em direção ao bolo antes que precisássemos chamar os bombeiros, pois as velinhas estavam no toco!!
As luzes se acenderam e eu fiquei ali, paralisada com aquela surpresa deliciosa,envolvida no abraço e no carinho dos meus familiares, amigos, queridos!!

Não desconfiei de nada, absolutamente nada. Soube que a Sofia programou tudo com as meninas e a Silvia: local, o que iam servir, decoração, flores no centro da mesa, bexigas, lista de convidados etc. Um dia de manhã as meninas inventaram que iam com a Pamela não sei onde, ver não sei o que . Engoli, as 3 costumam sair juntas.
A Sofia dizia à todos que se não fossem chegar na hora marcada que esperassem "na esquina" pra que eu não desconfiasse de nada!!!. Depois daquela chuva que Deus mandou na 5af. todos terem conseguido chegar no horário marcado foi um milagre. Eu me emociono só de pensar.....

Estavam todas as minhas tribos: família, clube, faculdade, DM e Cia de Talentos, amigos das filhas; tudo regado a muito beirute,sorvete, prosecco e alegria! Só faltou a Tia Rosa e sua trupe, minha irmã (que está viajando),umas poucas amigas, e o pessoal do salão. À tarde estive com elas pra fazer pé e mão, e teve bolinho, prosecco e a mesma alegria e amor que recebo sempre do pessoal do salão da Elena!!

Comemorei meu aniversário de 48 anos com o maior presente que um ser humano pode receber: um banho de amor.

E eu estava precisando mais do que nunca...

No dia anterior tinha raspado o cabelo, seria a minha 1a. aparição em público. As organizadoras do evento tiveram receio, principalmente por saber da minha teoria da surpresa!! . Mas foi tão melhor assim, já vi todos e todos me viram de lenço e careca! Não havia espaço pro espanto que isso causaria, era tudo só alegria, festa e amor!

Durante a minha adolescência, inspirada pela Tia Elza, li todos os livros do filósofo alemão Hermann Hesse, e em Gertrud, o que eu mais gostei, ele diz:

"Considero a vida humana como uma noite profunda e triste, que não se suportaria se num ponto ou noutro, não rutilassem repentinos clarões, de uma luminosidade tão maravilhosa e consoladora, que seus segundos podem apagar e justificar anos de escuridão".

E esse foi um dos melhores clarões da minha vida.....


3 comentários:

  1. Que delícia de post! O banho de amor e de clarão é fruto do quanto você ilumina nossas vidas! As velinhas do bolo incendiário foram culpa minha! Mas no fim virou piada e história para contar, como sempre com você! Fiz questão de ir de colar que só "Renata usaria" (definição by Lela), novo penteado e óculos de Chiquinha para você conhecer também minha nova versão! Eu adorei a sua!

    ResponderExcluir
  2. A pre surpresa foi de dar frio na barriga. O momento em que vc abriu aquela porta e vimos sua cara de surpresa foi delicioso!!!! O dia ficara gravado com muito carinho e amor!!! Amamos vc pela pessoa, familia e amigos que vc conquistou e criou, sempre com a beleza de ter um pouco do seu jeitinho!!!! Orgulho de fazer parte desse petit comitê, de viver um pouco do seu mundo!!!! Fiquei encantada com tudo e todos! Mil bjs

    ResponderExcluir
  3. Que emoção vc merece o melhor!!!!! Lela adorei saber que vc aproveitou esta surpresa da Sofia, são 2 amigas queridas,isso sim é amizade!!!! Parabéns!!! Você merece!! Bjs Hellen

    ResponderExcluir