sábado, 28 de abril de 2012

A Vida no Hospital

  Hoje é meu 16o. de internação. Não tenho previsão de alta, como disse pro Dr.Gui estou com a agenda fechada até o Natal, porque sair daqui com a aparência da Michelina .... nem a pau seu Juvenal!!! Estou com trombose na veia cava, que mora no meu pbre e ferrado fígado? O processo pelo qual estou passando é lento demais, estou muito inchada e não posso desinchar rapidamente , pode ser perigoso. No dia em que entrei não pensei na gravidade do que estava me acontecendo, sabia que não era coisa boa, mas vamos lá encarar os monstros de frente! Fui piorando, a veia cava na qual tive trombose é responsável por pegar o sangue dos pés para o fígado, e ele repassa depois de filtrado ao coração, or something like that, ou algo do gênero . Fui inchando, dia após dia minhas pernas, quadris, joelho, pés, tudo da barriga pra baixo tomava uma forma tão redonda que eu não conseguia me reconhecer. Os médicos me disseram que não poderiam entrar com muito diurético pros rins não ficarem preguiçosos. Fui inchando, chorava a noite quando ia pro banho, o corpo pesava tanto que mal conseguia sair da cama. As meninas me ajudavam, a Stéphie praticamente me carregava pra fora dela, ia comigo até o banheiro e conferia se estava tudo certo antes de eu entrar no chuveiro. Quando saía a Jessie me ajudava a passar creme, um maravilhoso do Mar Morto que ela me deu. Quem disse que era moleza? As pernas estavam com toda sua capacidade de estiramento atuando, ou seja, a pele não tem mais espaço pra crescer. Eu chorava de dor, de sentir os dedinhos dela passando o tal do creme, apesar de todo o cuidado dela e medo de me machucar. O que é isso afinal? Quando vai acabar? Vai acabar?? Ou será que eu vou explodir como meu Pai dizia, na época de adolescente quando engordei 10 kg por conta de ter quebrado a perna esquerda em 5 lugares andando de patins? Ele me rogou uma praga, falou que eu ia explodir que nem a Dona Redonda da novela do Odorico Paraguaçu. Ele nem me deixava ver a novela porque era muito tarde, tipo 10 da noite. Sei que praga de Mãe pega, mas de Pai? Que sacanagem!!! Ontem eles me deram 3 diuréticos pra tomar e a Juliana, enfermeira da noite me sugeriu levantar os pés da cama ao invés de eu colocar os 700 travesseiros nos pés pra dormir e ajudar a desinchar. Foi mágico, hoje o inchaço diminuiu absurdamente, posso passar a mão nas minhas pernas sem que elas doam, e meus pés estão ótimos! Ainda falta um bom pouco pra ficar como era, mas eu tenho todo o tempo do mundo, minha agenda está livre, lembra?! Agora uma pérola do Dr. Guilherme: num belo dia ele me olha depois de eu ter dito que estava enorme e me fala com uma naturalidade desconcertante: " É, você deve estar com uns 80 kg". Como é que é? Mas ele nem tentou disfarçar e dizer que estou um pouco cheinha! Fiquei louca, onde ele aprendeu que mulher gosta de saber que engordou?? Eu já tenho câncer no fígado, que cá entre nós é coisa de bêbado e eu nem bebi tanto assim! Agora eu tenho trombose na veia cava que está me transformando numa bola ambulante e eu nem comi tanto assim pra ficar gigantesca desse jeito e meu médico me joga ribanceira abaixo???? Menos moçada, beeeem menos pleasse. Por baixo desse corpinho redondo existe ainda uma mulher, que nem se reconhece de tão diferente que está! Que hoje parece mais uma moradora da Vila Madaloca, com cabelo grisalho (ele cresceu tanto nesses dias que estou considerando deixar de lado os lenços) e de óculos vermelhinhos pra enxergar de perto. Sim, uma das coisas inusitadas que me aconteceu foi que num belo dia acordei sem conseguir enxergar de perto, assim da noite-pro dia! A sorte foi que a Vânia veio me visitar e tirou o óculos da bolsa por ter vários outros. Foi como nascer de novo! A equipe de médicos daqui é muito legal. Todos jovens, afetuosos, olham pro doente de forma humanitária, não olham só pra doença. Quando o Dr. Gui não vem, aparecem o Dr. Thiago ou o Dr.João Evangelista. Eles tentaram me ajudar de qualquer maneira, veem o meu sofrimento e fazem tudo o que está ao seu alcance fazer. Eu tb tentei me ajudar. Durmo com os pés pra cima, tomo água quando tenho vontade (pra não sobrecarregar os rins), e me alimento bem. Acabei fazendo do meu quarto uma sala de visitas, amigos e amigas, tios, irmãos , todos podem vir me ver conforme sua disponibilidade. Eu enquanto isso vou mais é me divertindo. Acho que todos pensam que vão me encontrar pálida,acabada numa cama de hospital. Que nada! Vamos bater papo, rir da minha aparência de irmã mais nova do Michelin, isso aqui não é meu fim, é só uma complicação decorrente: do meu tumor ( que cá entre nós deve estar fazendo a maior festa já que o Xeloda teve que ser suspenso! Aí que meeeda da próxima Ressonância Magnética porque folgado como ele é deve estar se achando o dono do pedaço), uma intercorrência ! Só isso! O corpo de enfermagem é muito legal, faço questão de chamá-los pelo nome, falo 20 vezes por dia " pode entrar" e todos são sempre super simpáticos. Minhas visitas aparecem sempre com comida, chegou uma hora que até o Marcelo, que é o exagero em pessoa, achou melhor levar algumas coisas da geladeira . São frutas, iogurte, biscoitos, pastelão, fora quando o Marcelo resolve trazer comida, café da manhã com croissant e café. Não cheguei a comentar com os médicos, mas no domingo que ele me trouxe comida árabe, que tem tudo a ver comigo, minha pressão que é fofa foi pra 13 por 10!! Fiquei meio tensa porque desde que entrei minha pressão sempre foi boa. Mas no final do dia ela voltou ao normal e não tive que me dedurar!!! Se estou incomodada por estar aqui desde a sexta santa? Não. Me sinto segura, bem assistida, amparada. Não quero sair daqui sem ter a certeza de que da cama chego na cozinha sem problemas e de que eu vou estar bem. Isso é fundamental pra mim. Confesso que de certa maneira tem sido muito bom pra mim ficar hospitalizada.claro que estou falando do lado social, vejo meus amigos, pessoas que quero bem e me querem bem também, rio, me distraio e a tarde passa como num passe de mágica. É engraçado porque as pessoas vem ver um doente, entram quase que na ponta dos pés e saem sorrindo, energizadase felizes. E olha que legal, eu não cobro nada por isso. Essa energia me dá vida, força e ânimo! O que mais eu posso querer? Hoje o Dr.João veio me ver e falou sobre a possibilidade de colocar um stent no trombo pra ver se ajuda na passagem do sangue. Depois veio o médico vascular e me disse que vai acompanhar meus exames de sangue pra ver se realmente isso é possível. Se estou preocupada com isso? Nem um pouco. Primeiro porque o problema não é meu, eles vão decidir o que for melhor e segundo, que opinião eu vou dar se me formei em Jornalismo?? Cada macaco no seu galho, já dizia vovó! Na realidade ficar num hospital, que tem as acomodações que este tem, pode ser ruim ou bom, depende do seu estado de saúde e acima de tudo, de seu humor. É ele que vai fazer essa estadia boa ou horrorosa. Eu escolhi com tudo o que estou passando que ela será boa, divertida e gostosa. E é assim que está sendo. Estou preocupadinha com o que vem pela frente, mas feliz porque tenho o carinho e o amor de todos que me cercam e isso faz uma tremenda diferença!! Uma noite dessas tive uma visão linda. A Pamela dormiu comigo, eram 10hs ela ficou com sono e dormiu, como eu não tinha o menor sono deixei a TV ligada sem som até as 11hs. De repente, quando estava já meio dormindo, apareceu uma nuvem muito branca, de uma luz brilhante muito diferente do que eu jamais tinha visto. Enquanto ela se formava eu me perguntava se estaria acordada ou não . De repente do lado esquerdo começou a se fazer uma imagem que era de N.Sra das Graças, exatamente como no folheto da minha novena. Eu fiquei atônita, não era possível, como assim?! Aí essa imagem se desfez e do outro lado foi se formando outra, era Jesus. Não acreditei, achei uma benção muito especial, o que eles queriam me dizer? No dia seguinte contei pra Pammy assim que ela acordou, e chegamos à conclusão de que eles querem que eu saiba que eles estão ao meu lado. E eu sei que estão, eu sinto. Por isso digo que não preciso me preocupar com nada porque eles estão cuidando de tudo. Eles bem sabem o que é melhor pra mim. Quanto tempo mais aqui no hospital?! Tanto faz, fechei minha agenda até o Natal!!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lela linda!!!
    Vc não tem noção da admiração e do amor que vc desperta nas pessoas.
    Obrigada por tudo!!! Por todos os ensinamentos, pela lição de vida, de força e de fé!!!
    Te admiro imensamente!!!
    Amo vc ♥ pra sempre!!!!
    Milhões de bjos,
    da amiga
    Franci Camara

    ResponderExcluir
  3. Olá Valéria,

    Meu nome é Gladys Yenikomshian, você com certeza não vai se lembrar de mim...conheço a sua irmã e encontrei você poucas vezes e há muitos anos, 30 precisamente.
    Eu vi você em uma festa de Natal e fiquei encantada com sua alegria; era contagiante, me chamou muito a atenção.
    Acompanho o seu blog desde o começo e aprendi muito, mas muito mesmo com tudo que você vem relatando.
    Torço muito por você, um abraço...Gladys

    ResponderExcluir