domingo, 13 de novembro de 2011

Efeito bumerangue

Uma das coisas que mais me dava medo quando pequena era saber nota de prova. Era um martírio, toda vez que eu saía falando que tinha ido bem, tomava uma nota baixa e isso não me dava confiança de achar que me sairia bem principalmente nas provas de exame final. Thank God isso acabou!

A gente cresce e alguns receios continuam, só que de forma diferente. É assim toda vez em que eu tenho que esperar o médico olhar o resultado de um exame mais complexo como uma tomo ou uma Ressonância Magnética. Só que hoje, estou com um médico que levou a sério o juramento feito, e tem um cuidado e uma delicadeza pra me passar esse resultado sem que eu queira sair do consultório e parar no Getshêmani pra encomendar minha próxima morada!!

Fui com a Paula levar os resultados mais recentes. Tinha : urina, hemograma, hemocultura (exame pra ver se havia alguma bactéria no meu corpo que estava me dando uma febrinha todo dia e por mais que me revirassem não se sabia o porquê dela), a tomografia do meu pulmão (já que eu tenho uma tosse incessante que está sendo causada pelos nódulos que irritam a membrana pulmonar....or something like that - ou algo do gênero), a ressonância magnética do abdomen (já que o problema é na barriga) e também, dessa vez da lombo sacral ( desde que começamos a desmontar o apto da minha mãe, fiquei com uma dor na lombar que achei, tivesse acontecido por dar mau jeito ou carregar caixa pesada. Tomei uma caixa de Tandrilax, fiz 3 sessões de acupuntura e nada...a dor só piorava.)

A tensão que a abertura desses envolpes me gerava no começo do tratamento é inenarrável. Hoje, fico apreensiva, mas também tranquila porque sei que a notícia que tiver que vir, virá com respeito e carinho. No começo do tratamento, eu achava que ia dar conta de não ter um médico que eu gostasse, como a Dra "Freaking Fucking F", que ia me recuperar fosse na mão de quem fosse. Mas dou a mão à palmatória, porque não é bem assim que a banda toca. O médico faz sim diferença, e muita no tratamento do paciente. E não nos esqueçamos de que o Dr. Guilherme ganha pela minha consulta o mesmo tanto que a Dra F ganhava!! É uma questão de ética, humanidade e respeito!

Conforme ele abria os envelopes me falava o que cada um dizia:
- a hemocultura deu negativa = não tem bactéria nenhuma causando a febre;
- o hemograma estava bom, índices de sangue normais dentro do meu quadro;
- a tomografia mostrou que os linfonodos do pulmão se mantinham iguais;
- a urina também estava ok;
- a RM do abdomen apontou um pequeno crescimento no tumor do fígado, sinal de que temos que mudar a medicação. Ele me explicou que esse aumento não é tão preocupante já que era menor de 20%, mas indicava a necessidade de passar para a 3a. linha de tratamento;
- e finalmente a RM da lombo sacral = 2 linfonodos na L3.

É isso aí! Eu aqui toda preocupada com o fato de ter mais bolinhas na barriga e esqueci completamente de que o sangue corre por todo o corpo! Sim, meu derriere também merece atenção!!
Minha avó Elizabeth teve câncer há mais de 35 anos quando a doença começou a aparecer, o médico lhe deu 6 meses de vida e ela durou 15 anos. Se ela conseguiu, naquela época, com a medicina engatinhando dentro da doença, sem muitos medicamentos eficientes porque eu não faria o mesmo?!
É claro que eu fiquei travada. Não tem como não ficar! Por essa eu não esperava, mas faz parte do quadro! Umas bolinhas aparecem aqui, outras ali e vai se levando enquanto Deus quiser, enquanto tiver medicamentos pra conter esse avanço e enquanto eu tiver forças!

Assim, me disse o Dr. Guilherme iremos parar a quimio e iniciar a radioterapia pra secar essa bolinhas da coluna, já que elas estão ainda pequenas, e nesse momento pressionando a coluna de tal maneira que nem andar direito eu estava conseguindo.

Outro desvio de rota! Haja fôlego!! Mas vamos lá, a girl's gotta do what a girl's gotta do ( uma mulher deve fazer o que ela tiver que fazer!)! Só tenho que agradecer à Deus, porque se eu não tivesse essa dor na lombar, se as bolinhas não estivessem tão próximas da coluna, quando a gente ia perceber a presença delas??
Bright side (lado bom): sempre tem um!

Perguntei qual o impacto de parar a quimio, e ele me disse que o importante é fazer com que eu fique sem dor, manter minha qualidade de vida! Depois vamos pra outra linha de tratamento e cuidamos do resto. Saindo de lá, eu e a Paula fomos tomar um café pra administrar o mundo, elaborar um plano de ação pra dar essa notícia da maneira mais transparente e tranquila possível. Quem fala com quem era o mote do café.

A Stéphie recebeu a notícia com calma,e me disse: "Então vamos fazer a radio!".
A Jessie se revoltou: "Acho que estão enganado a gente!!" Na cabeça dela deve ter um plano já traçado, qualquer desvio de rota é rejeitado. No dia seguinte, depois de um bom papo com o travesseiro ela falou do assunto com mais calma e força.
Aqueles que sabiam que eu iria no médico ligaram pra saber o resultado. Diziam : que merda!! É exatamente o que é.....uma merda!!

Mas uma que tem conserto, então....mãos à obra!! No dia seguinte passei em tratamento espiritual com o Paulo Netto lá na Luz Divina, graças à tia Sonia que arrumou pra mim essa benção e à Helô e ao Zé (tinha combinado com o pessoal do clube um finde na casa de praia da minha mãe, mas a dor era tanta que eu não ia conseguir dirigir e eles inventaram de ir pra praia no sábado, só pra poder me levar).

Amigos são a família que a gente escolhe, e eu devo MUITO a todos os meus amigos queridos que me cobrem de cuidado, atenção e carinho!! O que seria de mim sem todo esse apoio, deles, das meninas, da minha família?! NADA!
É isso que se leva da vida, esse amor que te acolhe, que te dá sustenção e que te ensina a ser um ser humano melhor. Nunca abra mão disso! Faça o melhor que puder por quem puder e isso, VOLTA PRA VOCÊ quando vc mais precisa e menos espera!!!

Ter ido à praia com todos eles só me fez bem e me colocou de volta no eixo! Mas a dor insistia, piorava mesmo, estava começando a ficar difícil sair da cama, se virar nela. Decidi fazer o que o médium recomendou: 6 dias de cama e 10 de repouso.
Até que chegou uma hora em que eu não conseguia mais ir até o banheiro, a dor estava insuportável.

Já disse uma vez que sou super resistente à dor, só esqueci de perceber quão BURRA sou por esse motivo! Veja bem, se a dor começa pequena e vai aumentando, à medida em que ela cresce e vc segura a onda, perde tempo precioso. É como se você preferisse carregar um elefante ao invés de carregar um poodle!! Buuuuuuuuuuuuuurra, odeio quando sou burra!! Já podia ter entrado com medicação forte no começo, mas não.....a valentona está segurando a onda (e morrendo num tsunami= Buuuuuuuuuurra!!).

Resultado: 6af. tive febre, 39C. Liguei pro Dr. Gui, reclamando tb da dor (menos burra) e ele quis me ver:" Valéria, vá pro HCor e quando estiver chegando me avise!" .
Ah tá......ir pro HCor....eu estava sozinha em casa.

Hwhat?? eu não tô chegando nem no banheiro, tô bebendo menos água pra não ter que fazer xixi e o senhor me inventa de entrar num carro??? Jesus , Mary and Joseph!! COMO???

Eis que enviadas pela luz abarcante do Pai Maior entram em casa a Stéphie e a Pamela(minha 3af filha, que eu não fiz mas minha irmã providenciou). Pronto, já tinha carona pra chegar no hospital. Agora precisava de uma pessoa beeem maior de idade. Puxei a minha lista VIP:" quem chamar na emergência". First name: Alex.
Essa lista está subdividida em : distância geográfica(já que não se pode contar com o trânsito de SP), disponibilidade de agenda, e equilíbrio! Sim, porque eu é que não quero neguinho surtando perto de mim...tô fora!!

Com muito custo, e entenda, foi bem difícil meeesmo, cheguei ao Hospital. De novo mais exames, sangue, urina,hemocultura de catéter e a grande conclusão: a dor na lombar não era hérnia de disco, é mesmo causada pela pressão dos nódulos na coluna e eu estava com infecção urinária. Foram 4 dias internada, a dor melhorou (nada como uma morfininha e uma dipirona na veia!! Viva o povo da farmácia!!).
Achei divertido uma das atividades que me foram passadas por lá: teria que medir todo líquido que entrava e todo que saia, eles chamam de controle hídrico!! Virei praticamente um almoxarifado!!

Tive alta na 3af. Passei na clínica pra tomar um remédio pra fortalecer os ossos (por conta da radio), e no dia seguinte ele me deu febre e dor nos ossos!! Você arruma um negócio de um lado e ferra outro do outro!! Total trem fantasma!!

Ganhei 5 quilos nessa brincadeira e estou mais parecendo o Fofão do que eu mesma, isso vai passar depois que a radio acabar e eu parar de tomar corticóide. E o que me faz levantar todo dia é saber que ainda tenho muito o que fazer, muito que me tratar, e que nesse momento, estou com uma dor suportável, mas bem.

O que vai acontecer até o fim das 20 aplicações diárias de 10 minutos da radio? Só Deus sabe.

Nessa hora, me vem um fato que me fez refletir muito. Há algumas semanas atrás,circulou pelo Facebook uma campanha pro Lula se tratar no SUS. Eu abracei a causa, que não é nada meu perfil e compartilhei. Mas o que tinha me levado a isso se eu não gosto do político, não conheço o homem e não quero que ninguém sofra com essa ou qualquer outra doença? Muita coisa acontece dentro do nosso corpo enquanto o dia passa. Os pacientes dos hospitais públicos esperam dias, meses pra ter uma consulta, fazer um exame e resolver sua dor.

Eu não quero que o Lula se trate no SUS.
Eu quero que todo mundo tenha direito de ir a um Sírio, a hospitais que atendam de forma decente, com os melhores tratamentos disponíveis. Afinal, não era ele que dizia que é um cidadão como eu e você?

Tudo o que vai, volta. O que é seu é intransferível, nominal e está guardado. Independe da sua vontade.
A plantação é opcional, mas a colheita é obrigatória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário