quinta-feira, 14 de abril de 2011

Por essa eu não esperava

Voltei! Depois de um afastamento involuntário provocado por uma flebite horrorosa, tô de volta!
O que é flebite? É uma inflamação na veia que faz com que ela trave a região lesionada, no meu caso o braço direito(sim, porque seria o esquerdo se eu sou destra e já que é pra se ferrar que seja comme il faut?!), de uma tal maneira que nem levantar sua xícara de café vc consegue. O braço inchou (eram 3 braços, 2 inutilizáveis) e não estica direito até hoje ( parece que a veia está encapada com uma placa de ferro), a veia escureceu de onde foi aplicada a medicação quimioterápica até depois do cotovelo, a região interna do cotovelo estava tão sensível que eu nem ao menos conseguia apoiar o braço no sofá. Daí pra não poder dirigir, lavar louça e digitar foi um pulo. Foram 4 semanas de muita dor,compressa, pomada, das quais 2 com antibiótico. Até febre tive por causa dessa flebite, e claro, num sábado à noite, quando a Dra. F. estava mais do que inalcansável, e meu amigo Ricky foi imediatamente acionado!

Mas porque eu tive isso? Ah...por essa vc não esperava, e cá entre nós nem eu. Lembra que eu estava esperando o vômito, a náusea, o enjôo? Something came up: flebite! Não que meu interesse seja lá muito grande pelo assunto, confesso, mas conforme vou atravessando esse processo, vou tb aprendendo novidades sobre o câncer, como o fato de que a medicação é tão forte que vai agredindo os tecidos em volta, a calibragem da veia vai diminuindo com o tempo até que vc "perca a veia". Assim, a indicação pra solução do problema é a colocação de um catéter de longa permanência, o portocath.

Porque ninguém me veio com essa idéia desde o começo? No f..king idea! Das 4 aplicaçoes de quimio que eu fiz, 2 me deram flebite. Aí sucumbi, falei com o Ricky, com o Dr. Sabbaga e eles recomendaram colocar o portocath.
Isso foi uma novela à parte, pois o procedimento é cirúrgico, deve ser feito em hospital, e o plano de saúde cobre desde que seja feito por um médico do convênio. Claro que o Ricky me indicou um amigo, Dr. Schiavon, super atencioso e tranquilo, pra fazer o procedimento. Mas eu precisava da autorização do convênio pra internação e pra aquisição do catéter, e em tempo de fazer o procedimento dia 12/04, um dia antes da próxima aplicação. Foi um correria, mandamos os relatórios médicos pro convênio na 6af e ficamos aguardando o fim de semana pra ver o que acontecia.

Na 5af. a noite morrendo de medo que aquilo tudo não desse certo e meu braço esquerdo ficasse como o direito (eu ia virar um robô, sabe aquele do Perdidos no Espaço com os 2 braços semiesticados: Perigo, Will Robinson, perigo!!) falei com o Ricky e chorei. Sim, agora eu sou uma pessoa que chora! E tô mandando bem no assunto, choro por besteira, uma maravilha! O que eu mais abominava era chorar, odeio: aquele olho ardendo, caindo água, nariz escorrendo, cara de bunda, faço hoje com um pé nas costas!! Ele não acreditou: "MV, vc tá chorando??" me disse indignado, e eu : "Tô... buaáááá". Ele mandou que eu me controlasse que não era pra ficar chorando por besteira,que ia dar tudo certo e pra eu me recompor que ele me ligava depois.Foi aí que entrou o advogado, já preparado pra intervir caso necessário.

Deu tudo certo, estou com a tal da bagaça, o portocath que.... não queira saber como é... mas eu conto, vamos dividir as mazelas, afinal pra que é que vc está aqui, né??
Imagine um aparelho que tem uma mangueira de 2km de extensão que passa pela jugular, entra na veia do coração e tem uma espécie de botão de plástico do tamanho de uma moeda de 4 reais (o dia que inventarem uma, será desse tamanho, 4 vezes da de 1 real) que fica dentro da pele, abaixo da subclave, e esse é o tanto de informação que eu sei, too much information só vai me deixar mais aflita!! É nesse botão que aquela agulha, neta de uma agulha de tricô utilizada para a aplicação de quimio, entra com a medicação. É preciso ir à clínica para lavar a veia uma vez por mês quando não se estiver fazendo a quimio,e ele pode ficar lá por anos....aaanos!! Got it?? Simplesmente abominável...vou usar gola olímpica até morrer!!! Ah e está do lado direito, se vc me encontrar e quiser ver sem ser notado já aviso que fica acima do seio direito, mas não é um seiozinho filho, é o botão do catéter!

Soube que os médicos de convênio tem uma cota pra colocação de catéter, como aliás as far as I know, tem pra tudo, hoje na Folha de S.P. tem uma matéria dizendo que eles são premiados por pedirem poucos exames aos seus pacientes! Pasme!!
Seja lá como for, conforme vários estudos e pesquisas, daqui a alguns anos o câncer será a doença de maior mortalidade no mundo.
Peço a Deus que a medicina avance pra impedir que as pessoas sofram além do necessário, e que os médicos tragam alternativas pra que a qualidade de vida dos pacientes seja melhor...é o mínimo que se pode esperar depois de saber que sua vida vai virar do avesso por causa de um câncer.

Um comentário:

  1. É querida, as coisas não são fáceis, mas ninguém disse que seriam né? E se alguém disse, metiu! O cateter da minha filha entupiu, olha que bom! Culpa de gente que não sabe fazer seu trabalho direito....mas como o tratamento dela já acabou, ele tá lá quietinho. A médica queria trocar "vai que precise", falei que não! Se precisar ( o que peço a Deus que não aconteça), aí a gente troca! Deixa esse troço lá....Lela, tudo isso passa, não parece, mas passa e depois que passar, vc vai olhar pra trás e não vai acreditar no que passou. Hj eu vi as fotos da Mari do Natal e chorei, pois não acreditava no que eu estava vendo! Eu sou igual a vc, não choro, nunca, mas hj, ao ver o que minha filha passou, eu chorei! Mas hj, alguns meses despois do fim do tratamento, ela está linda! Ou seja, tudo passou....não demora, o tempo vai a nosso favor nesse caso....um beijo e lembranças para seu potocath, ele vai ser muito útil vc vai ver!

    ResponderExcluir